marcelo martins

Se sairmos da caverna, em 2022, já será um bom começo

18.386

Com o avanço da vacinação, ainda que muitos não consigam ver isso (e só critiquem), é possível que cheguemos ao fim deste ano, com boa parte da totalidade da população imunizada. Ou seja, a partir daí o 2022 será de um (contínuo) recomeço a todos. Já com uma bagagem de aprendizado e de lições que a pandemia forçadamente nos imprimiu, teremos de pensar, o quanto antes, o que esperamos para o nosso país. Um pleito eleitoral já se anuncia, e com possibilidades nada animadoras.

O projeto de renda básica de Marina une petistas e Pozzobom

De um lado, estamos acossados, acuados por dois grupos que pregam, com suas táticas próprias, "o quanto pior, melhor". Bolsonaristas que enxergam um complô em tudo. E lulistas que se dão de ombros aos maiores escândalos de corrupção capitaneados pela sigla. É preciso ver que esses grupos não são alternativas viáveis e factíveis aos anseios da nossa sociedade que caminha, a passos largos, para a barbárie e à falta de civilidade.

O brasileiro, que estiver no ano que vem imunizado e com as faculdades mentais em dia, deve sair de dentro da caverna - aquela mesma do "mito da caverna" da obra A República, do filósofo grego Platão. Não podemos mais permitir que uma nação seja subjugada por aqueles que permanecem acorrentados e com as costas voltadas à vida, ao mundo externo.

O importante e necessário avanço da vacinação

A tarefa de quem não tem político de estimação é libertar, ao menos, um desses acorrentados da caverna e trazê-lo para o mundo real. As sombras projetadas não podem mais ser vistas como reais. O aprisionamento de duas propostas ideológicas extremistas e defasadas, representadas por Lula e Bolsonaro, deve ser desfeito à luz da racionalidade. Urge buscarmos uma terceira via para libertar o Brasil das amarras do populismo - seja ele de esquerda ou de direita.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Renda básica gaúcha entra hoje em pauta na Assembleia Legislativa Anterior

Renda básica gaúcha entra hoje em pauta na Assembleia Legislativa

Imunização de educadores na cidade é lei Próximo

Imunização de educadores na cidade é lei

Marcelo Martins